segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Três açudes sangram no sertão do Ceará; confira boletim das chuvas



Mais dois açudes cearenses sangraram no Sertão Central. Os reservatórios de Trici, em Tauá, e Colina, em Quiterianópolis, atingiram capacidade máxima e banharam as barragens nos Inhamuns neste final de semana. O açude Caldeirões, em Saboeiro, foi o primeiro a sangrar neste ano, na última terça-feira (19).

Os municípios de Quiterianópolis e Tauá vinham enfrentando problemas na distribuição de água, feita por meio de carros-pipa e por adutora no açude Arneiroz II, já que as barragens dos reservatórios das cidades estavam secas. Com a cheia registrada neste final de semana, a situação dos moradores será amenizada.

Porém, de acordo com informações da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), a situação dos três açudes não reflete o que ocorre em outras regiões do Estado. Dos 153 reservatórios cearenses, nenhum possui volume acima de 90% e mais 131 estão em estado crítico, com nível abaixo de 30% da capacidade.

Chuvas no Ceará
Segundo o monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), 147 municípios cearenses já registram chuvas, até as 10h desta segunda-feira (25). As regiões de Pindoretama, Tauá e Mombaça estão no topo da lista de localidades onde mais choveu, contabilizando 97, 89 e 88 milímetros, respectivamente.

Em Fortaleza, de acordo com a Funceme, as precipitações já ultrapassaram os 72 milímetros e devem continuar ao longo do dia. A Capital é sétima cidade cearense com maior volume de chuvas. Confira os 10 municípios onde mais choveu nesta segunda-feira (25):

Pindoretama: 97 mm
Tauá: 89 mm
Mombaça: 88.2 mm
Icapuí: 85.7 mm
Graça: 75.0 mm
São Gonçalo Do Amarante: 73.0 mm
Fortaleza: 72.6 mm
Pacatuba: 72.4 mm
Arneiroz: 71.0 mm
Ocara: 68.0 mm

Fonte: Verdinha 810

Nenhum comentário:

Postar um comentário