O Índice de Confiança do Empresário Industrial cearense apresentou em julho a quarta elevação consecutiva; o índice registrado no mês foi o maior dos últimos 20 meses. O estudo é elaborado pelo Núcleo de Economia e Estratégia da Fiec e foi divulgado nesta sexta-feira (22).
O indicador ultrapassou a linha divisória dos 50 pontos, sugerindo o "fim do período de pessimismo" iniciado em janeiro de 2015 e expectativas positivas para os próximos seis meses, de acordo com a Fiec.
O índice de julho atingiu 50,5 pontos, aumento de 4,5 pontos em comparação com junho. Comparado a julho de 2015, o indicador encontra-se 5,4 pontos acima, apesar disto, o valor ainda se encontra 6,6 pontos abaixo se comparado com a média histórica da pesquisa.
No primeiro semestre de 2016, a Indústria sofreu forte queda, com retração de -8,35%.
Em relação ao país, uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas mostra que a indústria está mais otimista também no âmbito nacional. O setor que perdeu competitividade e demitiu milhares de trabalhadores em 2015 atualmente está com a maior confiança dos últimos 16 meses.
O índice calculado pela FGV subiu 4,2 pontos em junho, chegando a 83,4 pontos, o maior desde fevereiro de 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário