O Governo do Ceará, através da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (Funcap), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), irá conceder 759 bolsas de iniciação científica e tecnológica para estudantes de graduação em 14 universidades, institutos de pesquisa e centros tecnológicos. O principal objetivo é despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais através da participação em projetos de pesquisa orientados por pesquisadores qualificados. Os termos de concessão serão assinados pelo governador Camilo Santana nesta segunda-feira (19).
Iniciação científica e tecnológica
Para essas bolsas, o investimento é de cerca de R$ 3,6 milhões. A concessão do apoio faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (BICT) da Funcap. As bolsas são repassadas mediante parceria com as instituições, que fazem a distribuição entre seus alunos de acordo com um rigoroso processo de seleção. Os orientadores devem ter, no mínimo, o título de mestre e expressiva produção científica publicada.
Destinadas a promover a inovação e o empreendedorismo, além da integração entre o meio acadêmico e o setor produtivo, as bolsas de iniciação científica foram concedidas para cursos das áreas de tecnologia, como engenharias e Ciência da Computação, e as ciências exatas e da terra (Física, Matemática, Química, etc). Segue abaixo a lista das instituições contempladas:
- Embrapa Agroindústria Tropical
- Embrapa Caprinos e Ovinos
- Fundação Oswaldo Cruz - Ce
- Instituto Centro de Ensino Tecnológico
- Instituto do Câncer do Ceará
- Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
- Instituto Superior de Teologia Aplicada
- Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
- Universidade de Fortaleza
- Universidade Estadual do Ceará
- Universidade Estadual Vale do Acaraú
- Universidade Federal do Cariri
- Universidade Federal do Ceará
- Universidade Regional do Cariri
Nenhum comentário:
Postar um comentário