Em 2015, 86% dos alunos da rede pública do Ceará concluíram o 2º ano alfabetizados, 46 pontos percentuais a mais que em 2007, quando menos da metade dos estudantes era alfabetizado "na idade certa". O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), divulgado nesta semana com dados relativos ao ano anterior, mostra também que, dos 184 municípios cearenses, 180 encontram-se no "padrão desejável", e os outros quatro, no padrão suficiente.
O desempenho dos jovens do 5º ano melhorou em relação ao ano de 2008. Em Língua Portuguesa, o percentual de alunos no nível adequado subiu para 37,2%, enquanto, em 2008, o nível era de 6,8%. Em Matemática, era de 3,6% e passou para 32,1%.
O Ensino Fundamental II, que inclui as crianças do 6ª ao 9º ano, teve seu acompanhamento pelo Spaece, a partir de 2012. Neste ano, o percentual de alunos no nível adequado em Língua Portuguesa era de 8,6%, subindo, em 2015, para 12,1%. Já em Matemática, o percentual de alunos no nível adequado passou de 3,9%, em 2012, para 5,9%, em 2015.
De acordo com o levantamento, 309.933 alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental de mais de 4.500 escolas públicas participaram da avaliação externa.
"Os resultados são positivos, há crescimento em todas as disciplinas e séries avaliadas. Ainda temos desafios, como o 9º ano, que começou a ser examinado no Spaece em 2015, e ainda precisa melhorar o desempenho. As estratégias para alcançar o objetivo incluem o acompanhamento das escolas, a formação de professores e a utilização de material didático", explica o secretário da Educação, Idilvan Alencar.
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