sexta-feira, 29 de maio de 2015

Entrevista com o Médico e Master Coach Dayan Siebra



Coach! Talvez você já deve ter ouvido esse nome várias vezes, hoje em dia vem se tornando cada vez comum esse termo na sociedade em que vivemos. Mas é que é o Coach? Como atua? Qual a sua formação? Para responder essas e outras perguntas o curso de jornalismo das Faculdades INTA esteve no Espaço Equlibrium para conversar com o médico e Master Coach Dayan Siebra, um dos profissionais mais respeitados na área de coaching em todo o Ceará, para saber como atua esse profissional, que vem crescendo a cada dia no mercado e consequentemente melhorando a vida das pessoas com seus ensinamentos, técnicas e outras dinâmicas de desenvolvimento pessoal e profissional. 


Manhã de segunda-feira, a semana começa cheia para os profissionais do Espaço Equilibrium, clinica onde atende o Coach Dayan Siebra. Muitos pacientes esperam atendimento na clinica, situada em um local estratégico, numa torre empresarial ao lado de um shopping, onde atua profissionais de várias áreas. Ao chegarmos na clinica, somos muito bem recebidos pela secretária, que nos encaminha para a sala do Coach, onde será realizada a entrevista, conforme foi agendado. Ao chegarmos na sala, eu e minha equipe percebemos o clima de tranquilidade que rodeia o ambiente, e tudo muito bem sincronizado, desde forma com é localizada toda a iluminação, como também a vista para um dos pontos da cidade, contrastando o verde do Rio Acaraú com a torre de uma fábrica de cimentos, ao fundo da imagem, que pode ser observada pela janela da sala, fazendo uma união perfeita entre o verde do meio ambiente e o desenvolvimento econômico e industrial da cidade. Enquanto obervamos todo esse contexto de imagens, o nosso entrevistado chega e em um bato- papo mais informal, nos conta sobre o ponto estratégico daquele ambiente. Depois de uma conversa informal, vamos então iniciar a nossa entrevista.



Quando chegamos aqui percebemos uma visão bem privilegiada sobre o ambiente da cidade e o desenvolvimento da mesma, isso foi estratégico ou foi coincidência? 

Quando atuava no ambiente hospitalar, e lidava com pessoas, desafios, dificuldades, sofrimentos e principalmente com dor. E desde aquela época eu me identificava muito com o ser humano, com o crescimento pessoal e profissional das pessoas. E na época meu sonho era ter um lugar para trabalhar, que pudesse dar boas condições para os clientes onde pudesse ser eficaz do ponto de vista físico e funcional. E ao conhecer esse espaço onde seria construído essa torre, isso há mais ou menos cinco anos atrás, eu já me imaginei atendendo no alto desse prédio com essa vista privilegiada, para que as pessoas ao chegarem vissem esse ambiente fazendo e pudessem apreciar a natureza de uma forma especial. Era um sonho meu e todo sonho, quando você coloca no papel e estabelecem metas ele acaba se tornando realidade. Isso realmente foi estratégico, posso dizer que foi uma visão minha há cinco ou seis anos atrás.

O que é coaching?

O coaching nada mais é do que um treinamento, ou mais do que isso, seria uma parceria entre o Coach, que é o treinador e o coachee, que é o treinando. Dizemos que é uma parceria porque os dois têm que doar muita coisa de si mesmo, pois se o coachee não suar a camisa, não terá resultado. Inicialmente esse treinamento começa detectando como está o cliente(ou o coachee) em todas as áreas da sua vida, no casamento, no trabalho, na vida pessoal, etc. Após fazer o coachee pensar, ele traça um plano de ação para fazer com que o ele saia do estado atual para onde ele quer chegar, traçando metas e elaborando um plano estratégico, retirando todos os impedimentos emocionais, como a inveja, autoestima baixa, insegurança, entre outros. Sempre usando ferramentas racionais, como a organização de agenda, metas, objetivos e ferramentas emocionais como a cura de traumas, resolução de carência afetiva, etc. Fazendo com que o indivíduo tenha todas as áreas da vida equilibrada, tanto na área pessoal, familiar e também profissional. 

"...não adianta fazer um curso, colocar um blazer e sair por dizendo I am Coach, sem nunca ter atendido ninguém."

Dayan Siebra


Qualquer indivíduo pode se tornar um coach ou há um pré-requisito, como por exemplo, a pessoa tem que ter uma característica de liderança ou não? 

Qualquer pessoa hoje em dia pode se tornar um coach, mas eu acredito que existe sim alguns pré-requisitos para se tornar um coach a pessoa tem que realmente amar as pessoas, a principal característica de um bom coach não é nem a formação, mas sim o amor às pessoas, quem não ama gente, não adianta fazer coaching. Primeiro você tem que amar as pessoas, em segundo lugar, você tem que ter paciência para ouvir as pessoas, na essência e em terceiro lugar, você precisa ter horas de vôo, não adianta fazer um curso, colocar um blazer e sair por dizendo I am Coach, sem nunca ter atendido ninguém. Um professor por exemplo, que atendeu muitos alunos, um enfermeiro que atendeu muitos pacientes, pode se tornar um bom coach.Hoje eu não me consideraria um bom coach, se não fosse as horas de vôo, com medicina que eu tive, durante esses 18 anos que eu estive nessa área.

"...eu já me imaginei atendendo no alto desse prédio com essa vista privilegiada, para que as pessoas ao chegarem vissem esse ambiente fazendo e pudessem apreciar a natureza de uma forma especial".

Dayan Siebra

E como é a formação desse profissional?

Para o individuo se tornar um Coach ele precisa fazer um curso que varia de 6 a 8 dias, de acordo com a escola. Eu por exemplo, tenho uma escola de formadores de Coach, o individuo faz um curso intensivo que varia de 3 a 4 dias no primeiro módulo, onde a intenção é você melhorar a sua própria vida, ficar equilibrado para poder ajudar os outros, e mais 3 a 4 dias no segundo módulo, onde você começa a se aprofundar em ferramentas específicas, sempre para ajudar os outros, esse é o objetivo principal.

Quais as áreas que atua um Coach?

Inúmeras áreas, hoje o coaching atua na área de coaching de vida, [...hoje eu me considero um profissional que atua na área de coaching de saúde, emocional e qualidade de vida..], coaching de negócios, o chamado Businnes Coaching, de carreira, de vendas, coaching pra esportes [..hoje em dia tá muito em moda...], para casais, para mulher, para relacionamentos e até para separações, coaching para homossexuais [...hoje por exemplo o homossexual que está naquela dúvida e quando assumir essa homossexualidade e fazer com que consiga enfrentar essa nova estrada da vida e desafiadora.. ], enfim, hoje tem coaching pra tudo que você possa imaginar.

Hoje em dia é muito comum nos ciclos de palestras, algo muito parecido com palestras de coaching. Existe uma diferença entre palestra motivacional e palestra de coaching? 

Na realidade essa forma de palestra motivacional está caindo em desuso, hoje o palestrante que faz coaching, ele não costuma usar mais aquela técnica de antigamente, como por exemplo, você pode ser a águia, apontando o dedo pra você, você vai crescer, hoje não se usa mais isso. Hoje o profissional faz perguntas as pessoas, ele explora todo o tesouro dentro da mente das pessoas. Então a pergunta causa um engajamento muito maior que a ordem. O coaching faz perguntas e quem dá as respostas é o coachee, o cliente, a pessoa que tá na palestra. 

Tem alguma ligação do coaching com a psicologia? E para um psicólogo é mais fácil se tornar um melhor coach do que um indivíduo que não tem esse conhecimento da psicologia?

A psicologia é uma das áreas que mais se agrega ao coaching, então, se os psicólogos usassem mais o coaching, os resultados seriam incríveis. Eu acredito que dificilmente haverá coach melhores do que os coach psicólogos ou coach psiquiátricos.[..casa muito bem..]. Alguns psicólogos tem receio de usar o coaching e acabam se fechando por um certo tipo de preconceito porque para eles o coaching muitas vezes é mal entendido como uma ciência do positivismo e que é uma coisa mentirosa do positivismo exagerado do coach. Na verdade não é assim, o coching não tem isso de dizer que tudo vai dar certo, tudo é maravilhoso! Não, a questão essencial do coach é que você deva ter um pensamento mais positivo e mesmo que as coisas estejam ruins, você tem que buscar o que tem de melhor naquela situação. Enfim, a psicologia tem muito haver com o coaching, e o psicólogo que decidir usar o coaching, com certeza vai ter uma ferramenta muita boa para usar no seu dia a dia.

Geralmente as pessoas que decidem fazer coaching têm uma meta a alcançar, como o profissional coach faz para medir o resultado desse coaching?

Por incrível que pareça, a maioria das pessoas que me procuram, não chegam com metas, e sim totalmente perdidas, não sabem para onde vão.[...quem tem meta geralmente não nos procuram, pelo menos a mim..] As pessoas que procuram chegam aqui perdidas no meio do pântano, no meio da escuridão por mais dinheiro que produza. Aqui nós usamos uma ferramenta chamada roda da vida,[...eu particularmente dei o nome de DS Global Life..] em os coachee vão pontuando as notas em determinada áreas da sua vida com notas de 0 a 10. No inicio das seções, elas dão notas baixas em cada seguimento da vida e com o decorrer das seções essas notas vão aumentando gradativamente e assim nós conseguimos detectar esses resultados.

"...andava distante da minha família, dos meus filhos, da minha esposa, distante de Deus..." 
Dayan Siebra


Agora vamos saber um pouco sobre o profissional Master Coach Dayan Siebra, quais as áreas que você atua e como você se tronou um Coach?

O Dayan começou no coach na verdade através da dor, eu não fui procurar o coaching para ganhar dinheiro, ou ficar famoso, nada disso. Eu trabalhava como médico, cirurgião vascular, trabalhava muito, com uma qualidade de vida péssima, andava distante da minha família, dos meus filhos, da minha esposa, distante de Deus e eu não mudava e um dia eu tinha uma crise hipertensiva, colesterol elevado, gastrite e ainda um ataque de panico. Depois disso, caiu a ficha e percebi que eu precisava mudar de vida. Depois de passar por vários psiquiátras e psicólogos, foi aí que me indicaram o coaching, e aonde eu percebi que lá realmente as mudanças aconteciam rapidamente. A minha mudança foi em um final de semana e foi aonde eu percebi que aquilo era realmente uma ferramenta de Deus, e que eu poderia usar com as outras pessoas e que seria uma missão dada a mim e eu comecei a fazer isso com outras pessoas e obter resultados extremamente gratificantes.

Quais são as suas áreas específicas de trabalho no coaching?

Hoje eu trabalho com coaching para pessoas que querem ficar mais saudáveis, com qualidade de vida melhor, tendo tempo pra viver, justamente baseado nos meios aprendizados, nos desertos que vivi. Pessoas que mesmo prosperando profissionalmente, mas que estão com vidas miseráveis, em termo de vida pessoal.Tambem faço coaching para pessoas com problemas emocionais, que sofrem de autoestima baixa, depressão, problemas de insegurança, sindrome do panico, traumas do passado. Temos ferramentas que fazemos em que em meia hora você pode curar pessoas com depressão e trauma do passado. [...quando eu soube pela primeira vez, eu achava que fosse mentira...]. Quem me falou isso foi uma cara chamado Antony Robins, o maior treinador de pessoas do mundo, fui nos Estados Unidos e passei alguns dias com ele lá e aprendi como fazer isso e consequentemente trouxe pra cá essa ferramenta e fazemos com pessoas com todas as classes sociais.

"A minha mudança foi em um final de semana e foi aonde eu percebi que aquilo era realmente uma ferramenta de Deus"

Dayan Siebra


Antigamente as grandes empresas empresas em momento de crise, elas contratavam um consultor, já hoje elas acabam contratando um Coach, como você ver essa mudança de mercado e qual a perspectiva sobre esse novo modelo de profissional no mundo?

Antes de mais nada, o consultor tem uma forma diferente de trabalho, geralmente não faz perguntas, apenas chega na empresa e diz como deve ser feito, e na maioria das vezes ele diz através da ótica dele. Eu acredito que a tendencia é que todo consultor faça coaching e que se torne um consultor coach. É interessante saber que o coach pode não saber especificamente sobre o produto que a empresa trabalha, já o consultor tem um conhecimento mais tecnico, já o coach tem as perguntas certas para fazer aos funcionários da empresa. Na realidade o ideal é que você trabalhe com um consultor que tenha conhecimento de coaching.[...seria como se o consultor conhecesse o mercado e o coach conhecesse o ser humano...].

Para quem quiser contratar os serviços do Master Coach Dayan Siebra, como deve fazer ?

Nós trabalhamos no Espaço Equilibrium, que fica na Torre Cameron, ao lado do North Shopping Sobral. Caso a pessoa queira fazer sessões individuais, pode entrar em contato com as nossas atendentes pelo telefones (88) 9850 1000 e para contratar serviços de palestras, treinamentos, pode entrar em contato pelo nosso departamento comercial através da gerente comercial Carolina Miranda pelo fone (88) 9613 6082.


Serviço:
Master Coach Dayan Siebra
Espaço Equilibrium - Torre Empresarial Cameron 
Av. Monsenhor Aluiso Pinto - North Shopping Sobral
Departamento Comercial  Carolina Miranda  - Contatos: (88) 9613 6082 - (88) 9850 1000
Sobral - Ceará

Reportagem: Alexsandro Costa - Leew Vasconcelos - Bruno Sousa 
Fotos: Alexsandro Costa.

2 comentários:

  1. Sou Francisca Paiva - moro no Rio de janeiro, gostaria se o Dr. dayan Cconhece alguém aqui no Rio que faça esse trabalho. Ou eru tenho que ir até ai para fazer com ele? Minha família mora toda aí perto, no tempo em eu morava aí, não existia nem médico quase... kkk...

    ResponderExcluir
  2. O face é do meu marido, como se ver, resposta aqui mesmo

    ResponderExcluir