A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aprovou em dezembro de 2015 a criação do Curso de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Linguística, a ser realizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), como IES promotora, e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), como IES receptora. O projeto, submetido à avaliação da CAPES, se limita à formação de uma única turma de 12 professores do Curso de Letras da UVA.
Para o Reitor da UVA, Prof. Dr. Fabianno Cavalcante de Carvalho, o Doutorado Interinstitucional, trará muitos benefícios. “Além da ampliação da qualificação dos professores, contribuirá para o aumento de pesquisas na Universidade, incentivando a participação de bolsistas de Iniciação Científica e o surgimento de mais grupos de ensino e pesquisa e, ainda, fortalece as condições para a criação de novos cursos de mestrado acadêmico na UVA”, afirma o Reitor.
O Projeto do Dinter UVA-UFPB foi submetido à CAPES pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPB, como instituição promotora, seguindo as normas do órgão, e teve a participação do Prof. Dr. Antonio Glaudenir Brasil Maia, Diretor do Centro de Filosofia, Letras e Educação da UVA, como membro do grupo de apresentação do Projeto, juntamente com os professores da UFPB, Cláudia Tavares, José Ferrari e Luciene Espíndola.
O Dinter em Linguística terá disciplinas ministradas em Sobral e em João Pessoa e a seleção dos candidatos deverá ser feita no primeiro semestre de 2016, com início das atividades previsto para o segundo semestre. “Quando buscamos o Dinter junto a UFPB, não pensamos apenas em formar professores doutores, mas também nas possibilidades futuras de desenvolvimento de programa de pós-graduação na área da pesquisa, dentre outras consequências positivas; Trabalhamos muito com o apoio da Reitoria, PRPPG e PROPLAN”, afirma o Professor Glaudenir.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Quero me manter informado sobre o processo.
ResponderExcluir