Um grupo de 20 alunos da disciplina de Sociologia Rural do Curso de Zootecnia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) participou, em Quixadá, do XX Encontro dos Profetas da Chuva, realizado nos dias 08 e 09 de janeiro de 2016, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Os estudantes foram acompanhados do Professor José Maria Gomes Vasconcelos e assistiram às apresentações e aos relatos de experiências dos sertanejos que anualmente se reúnem para divulgar e compartilhar previsões sobre a quadra chuvosa no Ceará.
Participaram do encontro, em Quixadá, 32 “profetas da chuva”, como são conhecidos os homens e mulheres do campo que, por meio da observação dos sinais da natureza, fazem previsões sobre como será o período chuvoso no sertão. A maioria previu uma boa estação de chuvas, embora alguns poucos considerem que estas serão escassas. No Ceará, oficialmente, a quadra chuvosa vai de fevereiro a maio.
De acordo com o Professor José Maria, a ida dos alunos ao Encontro dos Profetas da Chuva amplia os conhecimentos dos alunos. “Foi uma atividade importante e enriquecedora, pelo contato com relatos e experiências dos sertanejos que mantêm vivo o conhecimento, o saber popular”, afirma o Professor José Maria.
O encontro contou com a presença dos Secretários de Estado, Guilherme Sampaio (Cultura), Dedé Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Inácio Arruda (Ciência, Tecnologia e Educação Superior) e, ainda representantes da FIOCRUZ, EMATERCE, CAGECE, EMBRAPA, Universidade Federal e Universidade Estadual do Ceará. A participação dos alunos da UVA teve apoio da Coordenadoria do Curso de Zootecnia e da Reitoria.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Nenhum comentário:
Postar um comentário