O prefeito Veveu Arruda e secretários municipais de Sobral participaram, nesta quinta-feira (25), de reunião com setores envolvidos com a proposta do Selo Unicef e do Programa Prefeito Amigo da Criança para alinhamento e orientações. “É prioridade do meu governo a política vigorosa e qualificada que estamos desenvolvendo para a primeira infância porque sabemos que é neste período que será definindo o perfil, o caráter dessas pessoas no futuro. Parabenizo o Unicef e a Fundação Abrinq, com o Programa Prefeito Amigo da Criança, por essas iniciativas que inspiram os municípios a estabelecerem uma política prioritária para a primeira infância”, disse o prefeito.
Durante o encontro foram dadas orientações de como usar a Plataforma Virtual de Acompanhamento do UNICEF. “A medida que vamos desenvolvendo atividades voltadas para as crianças vamos cadastrando na plataforma e o Unicef vai apenas homologar os municípios que alcançaram os objetivos e as metas estabelecidas. Essa nova ferramenta também irá gerar um arquivo permanente, que servirá para que outros governos, em outras edições, tenham acesso às ações que foram realizadas e de que forma isso foi impactante na melhoria de vida das crianças e adolescentes”, explica a articuladora municipal do Selo Unicef, Carmen Soares.
O município de Sobral já foi certificado pelo Selo Unicef em todas as edições do programa e busca mais um Selo da edição 2013-2016 e o Prêmio Prefeito Amigo da Criança, Gestão 2013/2016, da Fundação Abrinq, no qual já foi reconhecido como Prefeito Amigo da Criança, Gestão 2009/2012, pelo trabalho desenvolvido pela Estratégia Trevo de Quatro Folhas.
Com os 9 Centros de Educação Infantil inaugurados, o prefeito Veveu Arruda universalizou o atendimento de crianças na pré-escola e ampliou para 50% a cobertura de creche para crianças de 0 a 3 anos. E para garantir todo um percurso formativo de qualidade o prefeito também implantou o ensino em tempo integral para o segundo ciclo do ensino fundamental (6º ao 9º ano). Na área da saúde, Sobral alcançou a menor taxa de mortalidade infantil de toda a sua história com 8,6 óbitos a cada mil nascidos vivos, um dos menores indicadores do Nordeste.
Fonte: Blog de Sobral
Nenhum comentário:
Postar um comentário