sábado, 20 de fevereiro de 2016

Professor do Curso de Direito da UVA faz palestra de abertura do “Ano Clóvis Beviláqua”, instituído pela OAB Ceará.


A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) deu início na última terça-feira (16), às comemorações do centenário do projeto do primeiro Código Civil Brasileiro, criado em 1916. Intitulado “Ano Clóvis Beviláqua”, homenageia o jurista cearense autor do projeto, em 1916. A abertura foi marcada por palestra, na sede da OAB-CE, em Fortaleza, proferida pelo advogado e professor do Curso de Direito da Universidade Estadual vale do Acaraú (UVA), José Luís Lira, sobre a vida e obra de Clóvis Beviláqua.

José Luís Lira, juntamente com o conselheiro da OAB-CE, Moaceny Félix Filho, foram os autores do requerimento à presidência da entidade, para que fosse instituído, no âmbito da OAB Ceará, o ano de 2016 como o “Ano Clóvis Beviláqua”.

Em entrevista divulgada na página da entidade, o presidente da OAB-CE, Marcelo Mota, afirmou ser uma homenagem merecida ao jurista e importante para a difusão de sua obra. “A OAB Ceará abraçou de imediato a causa, que representa um reconhecimento ao ícone que é o cearense Clóvis Beviláqua para o país, e cuja história nos honra muito; ficamos felizes em poder contribuir para a perpetuação de sua obra e disseminação da sua história”, disse Marcelo Mota.

“Há 100 anos era aprovado o Código Civil brasileiro, feito em seis meses; um projeto conciso que logo em seguida foi aprovado pela Presidência da República e passou 16 anos no Congresso Nacional, na relatoria do Senador Ruy Barbosa”, destaca o Prof. José Luís, acrescentando que “o Código é uma obra extraordinária, da qual nós cearenses temos muito orgulho, e um legado para o mundo jurídico, nada mais justo que a propositura da instituição do ‘Ano Clóvis Beviláqua’”. 

Clóvis Beviláqua nasceu em Viçosa do Ceará e estudou em Sobral. É também considerado Patrono do Curso de Direito da UVA. “Ficamos muito satisfeitos com a aprovação da instituição do ano comemorativo, que vai levar, a todo Brasil, a tese desse jurista tão importante”, concluiu o Prof. Luís Lira.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário