O projeto Tijolos de Mariana, que está em fase de captação de recursos no site de financiamento coletivo Kickante, foi elaborado para ajudar na recuperação da cidade de Mariana, Minas Gerais, e seu entorno. A área foi atingida pelo maior desastre ambiental da história do Brasil: o rompimento da Barragem do Fundão, que despejou um mar de lama sobre dezenas de cidades, desalojando famílias e destruindo o meio ambiente.
“Criada pela Grey Brasil, em parceria com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e o Laboratório de Geomateriais e Geotecnologia da EEUFMG, a iniciativa está transformando a lama da tragédia em matéria-prima limpa e atóxica para a produção de tijolos”, explicam os idealizadores.
De maneira artesanal, estão sendo produzidos mil tijolos por mês, mas o processo precisa ser acelerado com a construção de uma fábrica, que retirará do meio ambiente 1 bilhão de quilos de lama por ano, possibilitando a reconstrução de 1.200 casas populares, hospitais e escolas da região.
A fábrica funcionará com mão de obra local, gerando empregos que colaborarão no restabelecimento da economia local. Para isso, a iniciativa precisa arrecadar R$400 mil em doações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário