sábado, 23 de abril de 2016

Adolescentes celebram Jubileu com o Papa Francisco


Os adolescentes também celebrarão o seu Jubileu no âmbito do Ano Santo da Misericórdia convocado pelo Papa Francisco. De fato, de 23 a 25 de abril, 60 mil jovens e adolescentes entre os 13 e os 16 anos, provenientes de diversas partes do mundo, estarão reunidos em Roma e no Vaticano para participar de momentos de reflexões, mas também de espetáculos. Na Solenidade da Epifania do Senhor (6 de janeiro), o Papa Francisco havia divulgado uma Mensagem para o Jubileu da Misericórdia dos Adolescentes, intitulada “Crescer misericordiosos como o Pai”.

O Jubileu dos Adolescentes está estruturado em quatro momentos principais: a peregrinação à Porta Santa, a Festa dos Jovens, a Santa Missa com o Papa Francisco e as Tendas da misericórdia.

Peregrinação à Porta Santa

A peregrinação à Porta Santa tem início com a preparação ao Sacramento da Reconciliação, que se realizará nas três Igrejas Jubilares (San Salvatore in Lauro, Santa Maria in Vallicella e San Giovanni dei Fiorentini), na manhã de sábado, 23 de abril.

Mais tarde, chegando ao Castel Sant’Angel, terá início o percurso reservado aos peregrinos, que percorrerá toda a Via da Conciliação, até a Praça São Pedro, onde embaixo das Colunatas de Bernini estarão dispostos confessionários, com sacerdotes atendendo confissões em diversas línguas. Após, os adolescentes poderão finalmente atravessar a Porta Santa, indo até o Túmulo de Pedro para a profissão de fé e as outras orações para a indulgência jubilar.

A Festa dos Adolescentes

No sábado, aqueles que tiverem concluído o percurso jubilar, poderão ir ao Estádio Olímpico à pé, em grupos, a partir da Basílica de São Pedro, a cada duas horas. Ao longo do trajeto serão distribuídos kits refeição para aqueles que fizeram o pedido, segundo indicações inseridas no site do Jubileu. A festa termina por volta das 22 horas.

Missa com o Papa

Na manhã do domingo, 24 de abril, às 10 horas, os adolescentes tem um encontro marcado na Praça São Pedro com o Papa Francisco, que presidirá a celebração da missa, que será transmitida, com comentários em português, pela Rádio Vaticano, a partir das 9h55min, hora local.

Tendas da Misericórdia

Sete praças no Centro Histórico de Roma acolherão as Tendas da Misericórdia, que contarão aos jovens e aos cidadãos de Roma e do mundo, alguns testemunhos sobre as obras de misericórdia espiritual e corporal. São elas: Piazza dela Minerva, Piazza del Popolo, Piazza di Spagna, Piazza Navona, Piazza Santa Maria in Trastevere, Piazza di Santa Maria in Vallicella (Chiesa Nuova), Piazza Pia em Castel Sant’Angel.

Acolhida em Roma

O Serviço para a Pastoral Juvenil da Diocese de Roma e o Centro Oratórios Romanos estão organizando a acolhida nas Paróquias, nos Institutos religiosos, nas Escolas Católicas e em outras estruturas que se disponibilizaram em acolher os jovens que participarão ao evento.

Noite de sábado no Estádio Olímpico

O evento é organizado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização e pelo Serviço Nacional para a Pastoral Juvenil da Conferência dos bispos italianos (CEI), com a colaboração da TV2000 – responsável pela transmissão ao vivo de imagens – e a rede de rádios católicas italianas inBlue. Na noite do dia 23 de abril, a partir das 20h30min, o evento reunirá artistas do mundo da música e do espetáculo, como Francesca Michielin e Dear Jack, entre outros, numa festa conduzida por Simone Annicchiarico, com a participação da atriz Tosca D’aquino.

O encontro também será uma ocasião para os jovens e adolescentes refletirem e darem uma atenção especial à vida. Importantes testemunhos de pessoas conhecidas no mundo do esporte e das artes serão dados no palco, mas cujas identidades serão reveladas somente durante o espetáculo.

“Os jovens – explicam os organizadores – serão os verdadeiros protagonistas de um evento que quer olhar além, quer olhar ao futuro e quer de alguma maneira confiá-lo a eles. Desta maneira, os seus sonhos, as suas esperanças serão o fio condutor da festa. Os seus olhos serão aqueles com os quais olhar o mundo, ao menos por algumas horas. Com a alegria e o entusiasmo de estarem em Roma na expectativa de encontrar e escutar as palavras do Papa Francisco”.

A TV2000 estará desde às 15h20min de sábado falando do evento, a começar com o especial “Todos no concerto, nenhum excluído”. Será uma verdadeira maratona televisiva conduzida por Arianna Ciampoli, tendo por convidados nos estúdios jovens participantes do Jubileu, com suas experiências e caminhadas. Haverá também reportagens ao vivo direto da Praça São Pedro e do Estádio Olímpico. A trilha musical da tarde estará a cargo da Orquestra Filarmônica de Benevento, a mais jovem da Itália.

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário