segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Em editorial, El País diz que impeachment foi “golpe baixo no Brasil”


“A destituição da presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, na quarta-feira pelo Senado por 61 votos a favor e 20 contra, é um golpe baixo ao funcionamento institucional de um país que durante décadas e com esforço tinha se tornado um exemplo de democracia consolidada para toda a região”.

Foi dessa forma que a versão nacional do El País iniciou o texto do editorial veiculado na noite de quarta-feira, 31 de agosto. Em destaque, conforme repercutido no primeiro parágrafo, a oficialização do impedimento da agora ex-presidente da República. A publicação fez questão de se posicionar contra o processo de impeachment.

Para reforçar o posicionamento contra a ação selada pela maioria dos senadores do país, o El País Brasil ilustrou o editorial com imagem registrada por Cadu Gomes para a agência EFE. Na foto divulgada, a senadora Lidice da Mata (PSB-BA) aparece segurando cartaz com os dizeres “é fraude. É golpe”.

Em formato que pode ser considerado sucinto em termos de editoriais, contando somente com quatro parágrafos e pouco mais de 1500 caracteres, o texto do El País criticou a parcela do Congresso que vinha atuado em oposição à Dilma. A publicação classificou de “modo abusivo” a forma que se deu o procedimento que culminou na destituição.

“Estamos diante de uma fraude à lei que lança uma grave sombra sobre o futuro imediato do Brasil, mais necessitado de unidade frente à crise econômica e política do que de divisões irreconciliáveis”, afirma o trecho final do editorial, que chama a atenção para o fato de senadores terem aprovado o impeachment, mas mantido os direitos políticos da petista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário