Na programação montada pela Diocese de Sobral para comemorar um ano de lançamento do Projeto Sobral Curte Paz, foi organizada, na manhã da última quarta-feira (13), uma coletiva com a imprensa local para, mais uma vez, sensibilizar e estimular na população sobralense a cerca da necessidade de se criar uma cultura de paz no município. “A paz é possível e começa no coração de cada um”, disse o Vigário Geral de Sobral, Padre Gonçalo Pinho Gomes.
Entre os presentes, o Prefeito Veveu Arruda anunciou a implantação do piloto do projeto “Abraça Ceará”. “O piloto deste projeto acontecerá em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte e tem como característica uma intervenção urbana a fim de melhorar a estrutura de lugares que apresentam altos índices de violência”, explicou Veveu. As áreas escolhidas para desenvolver este projeto piloto, são os bairros Vila União, Cidade José Euclides e Residencial Nova Caiçara. “Serão feitas melhorias da iluminação, da pavimentação, das calçadas, bem como, construção de áreas de lazer e espaços culturais”, concluiu.
O Projeto “Abraça Ceará” faz parte do Programa Ceará Pacífico do Governo do Estado do Ceará, que procura construir, por meio de programas multissetoriais um Estado com menos violência. Entre as muitas ações que serão feitas em Sobral, estão a reestruturação do Ronda do Quarteirão, implantação de mais 10 equipes da Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (RAIO) e a implantação de uma equipe do Ciopaer.
Evento cultural
À noite houve um momento cultural na Praça da Igreja da Sé para encerramento das comemorações com apresentações envolvendo o tema do evento. A animação foi feita pelo Ministério de Música Comunidade Maranatha. Apresentações como a do Grupo Tom das Mãos, do Centro de Formação e Apoio aos Surdos (Cefas) e das EEF e EI Padre Palhano e EEF Ermirio de Moraes.
Na ocasião, o Prefeito de Sobral reafirmou a “necessidade de todos serem construtores cotidianos da paz”. Disse ainda que a juventude tem um papel muito importante na construção de um mundo pacífico. “Essa deve ser uma bandeira e uma ação permanente da juventude sobralense. Construir uma cidade de paz”, concluiu.
Fonte: Blog de Sobral
Nenhum comentário:
Postar um comentário