sábado, 23 de maio de 2015

Santa Casa de Sobral - 90 anos de portas abertas para a vida


A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), inaugurada em 25 de maio de 1925, pelo primeiro bispo da Diocese de Sobral, Dom José Tupinambá da Frota, é certamente um dos mais importantes hospitais filantrópicos do Brasil. De portas sempre abertas, há noventa anos tem sido destino seguro e confiável para os que padecem com a dor e a incerteza das doenças.

A sua contribuição assistencial ultrapassa os limites geográficos de Sobral e, atualmente, é hospital de referência terciária para sessenta municípios cearenses, o que corresponde a quase dois milhões de habitantes. Distingue-se por um complexo de três hospitais: Hospital Santa Casa, Hospital Dom Walfrido e Hospital do Coração Padre José Linhares Ponte. Nesta imensa estrutura, quase dois mil colaboradores incorporam o desejo de assistir aos que sofrem, numa brigada diária contra a dor e a desesperança. Respeito, amor e dedicação – eis as três forças que sustentam a prática assistencial da Santa Casa ao longo da sua história.

São elas que conduzem a prestação de atendimento humanizado a cada paciente, muito embora os seus colaboradores atendam a centenas de pacientes por dia. Nos seus 450 leitos, o Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral realiza diariamente dezenas ou centenas de procedimentos de alta complexidade.

Aproximadamente 90% deste atendimento são dedicados a pacientes cujo tratamento financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Pacientes de parte expressiva do Ceará e dos estados arredores recorrem ao tratamento na Santa Casa de Sobral, dando a real dimensão do impacto social da instituição na saúde pública destas regiões. Vale dizer da sua importância nos atendimentos de urgência e emergência em diversas especialidades médicas, o que tem implicado em tantas vidas diariamente salvas por procedimentos que usualmente envolvem elevada expertise médica e grande aparato tecnológico.

Embora mais conhecida ao longo de sua história pelos serviços médicos que presta aos pacientes, a partir de 2007 a Santa Casa de Sobral constituiu-se em hospital de ensino, vinculando dois outros papéis complementares: a pesquisa e ao ensino médico. Essa missão tripartite (assistência, pesquisa e educação médica) tem posicionado a Santa Casa de Sobral entre as mais importantes instituições nordestinas na formação de profissionais na área da saúde. As ações da Santa Casa neste universo convergem para a formação de novos valores profissionais na área médica, multiprofissional e de pesquisa, formando anualmente diversos especialistas atuantes em Sobral e cidades da região.

A pergunta a ser respondida na ocasião de seus 90 anos, é esta: o que seria da saúde da região noroeste do Estado sem Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral? É fato que novos equipamentos de saúde foram disponibilizados à nossa população. No entanto, é também verdade que a procura aos serviços da Santa Casa, mesmo assim, tem aumentado, permanentemente ainda porque as demandas de assistência à saúde são sempre crescente.

Tudo o que for investido para o seu revigoramento, a Santa Casa de Sobral devolverá à sociedade, de forma multiplicada. Ao celebrarmos os seus 90 anos, convoco os homens e as mulheres de boa vontade para juntarem-se a nós na missão de fortalecer a nossa velha e boa mãe Santa Casa, para que a ciência e a caridade continuem habitando este mesmo lugar.

A nossa eterna gratidão a todos que contribuíram com a Santa Casa, em nome do ex-deputado federal Pe. José Linhares, a atual gestão que tem como diretor Pe. Júnior Melo e todo corpo clinico médicos, enfermeiros, funcionários pelos relevantes serviços prestados a sociedade de Sobral e região. Parabéns, Santa Casa!

Fonte: Jornal Correio da Semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário