terça-feira, 29 de setembro de 2015

Camocim comemora 136 anos de conquistas e aposta no turismo


Camocim, município de tradição histórica, pólo de desenvolvimento na região Norte do estado, que comemora aniversário neste dia 29 de setembro, recebe homenagem do deputado federal Leônidas Cristino. "Nesta data, parabenizo a prefeita Mônica Aguiar e a população local pelos 136 anos de emancipação política e pelas conquistas na melhoria de vida de seus habitantes", disse ele em mensagem alusiva ao evento.

Leônidas Cristino destacou a potencialidade do município para o turismo, que possui o maior litoral do estado do Ceará - são 62 km de praias.

"O turismo constitui a nova oportunidade para o desenvolvimento de Camocim, como outrora foram a ferrovia e o porto", disse Leônidas Cristino. Segundo ele, a estrada de ferro de Sobral, com 131 km, que fazia chegar o charque, couro e produtos agrícolas ao Porto de Camocim, marcou um período áureo da economia na região Norte do Ceará. Foi também a via de entrada para a importação de produtos manufaturados consumidos pelas famílias abastadas de Sobral, observou.

Hoje, Camocim é um destino turístico consolidado, resultado de investimento público das gestões atual e anterior, afirma Leônidas Cristino. "Águas transparentes de praias paradisíacas, estuário de rio, diversos lagos e lagoas naturais, se somam aos atrativos da história preservados no ambiente urbano. Uma gente hospitaleira faz do turismo a grande vocação econômica da região", conclui o deputado.

Desde 2005 Camocim faz parte da Rota das Emoções, iniciativa promocional do turismo interno que reúne atrativos do Ceará, Piauí e Maranhão. As praias de Camocim, a praia de Jericoacoara, no Ceará; Lençóis Maranhenses, no Maranhão e o Delta do Parnaíba, no Piauí, constituem um roteiro integrado com 14 municípios dos três estados. A iniciativa tem apoio dos municípios, estados, Sebrae, Ministério do Turismo e empreendedores dos diversos componentes do trade turístico.

Fonte: Site do Deputado Federal Leônidas Cristino

Nenhum comentário:

Postar um comentário