É um milagre: cientistas da Universidade da Califórnia anunciaram que conseguiram fazer com que um homem de 26 anos, paralisado há cinco, voltasse a andar - sem a ajuda de exoesqueletos ou nenhum apetrecho que fizesse os movimentos para ele. Ele voltou a controlar as pernas usando apenas a força do pensamento, como fazem as pessoas saudáveis. O truque foi feito com a ajuda de eletrodos, que conectaram os sinais elétricos do cérebro às pernas do voluntário, simulando a conexão que antes a medula espinhal fazia.
Para conseguir o feito, o paciente treinou o cérebro para enviar apenas sinais específicos pelos eletrodos. Ele precisou também de fisioterapia para reforçar os músculos da perna, que não se mexiam há anos. Em seguida, ficou treinando os passos, suspenso a 5 centímetros do chão, para não ter que sustentar o peso do corpo. Quando o treinamento foi concluído, recebeu um capacete que capta os sinais elétricos do cérebro e alguns eletrodos fixados na parte externa do joelho. Assim, conseguiu andar 3,6 metros sozinho. Os médicos haviam dito que ele nunca mais voltaria a andar.
"Esse estudo mostra que é possível reconectar o cérebro e os músculos por meio de uma tecnologia que evita a lesão da coluna espinhal", disse Zoran Nenadic, o principal pesquisador da pesquisa.
O feito é inédito - e um avanço incrível para a medicina. A esperança agora é que o experimento possa ser recriado em outros pacientes, e depois chegue também ao público comum.
Veja o vídeo:
Fonte: Site da recista Superinteressante
Nenhum comentário:
Postar um comentário