domingo, 14 de fevereiro de 2016

Especial | Pablo Fagundes e Cainã Cavalcante fazem show especial hoje 14, no Theatro São João


O consagrado gaitista brasiliense Pablo Fagundes e o aplaudido violonista cearense Cainã Cavalcante se unem para um show especial neste domingo, 14/2, às 20h, com entrada franca, no tradicional Theatro São João, em Sobral. Pabloe Cainã foram atrações no Festival Jazz & Blues em Guaramiranga, durante este carnaval, e agora levam ao público de Sobral e de toda a região Norte um dos shows que mais provocaram entusiasmo do público durante o festival, com muito chorinho e com a união entre gaita e violão levando improvisação e criatividade a composições próprias e a releituras de grandes clássicos da música brasileira e do jazz.


Talento reconhecido no Brasil e exterior, Pablo Fagundes é considerado hoje um dos grandes gaitistas brasileiros da nova geração. Conforme ele próprio diz, “a gaita é um instrumento mágico. Os sons são trabalhados a partir da força vital da vida, a respiração”. A musicalidade de Pablo flutua com maestria entre o choro e o maracatu. Surpreende no baião, no coco, na ciranda e no blues. Com quase 25 anos de dedicação à música, Pablo passou do início impregnado de blues para explorar o choro e a MPB, integrando uma privilegiada geração de instrumentistas de Brasília que, com muita energia, musicalidade e intensidade, vêm consagrando uma nova forma de tocar.

No show especial no Teatro São João, em Sobral, neste domingo às 20h, Pablo Fagundes será ladeado por Valério Xavier (um mestre da percussão, com destaque para o pandeiro) e pelo aclamado violonista, guitarrista, compositor e arranjador cearense Cainã Cavalcante, músico de ampla trajetória, que vem chamando atenção desde a infância, já tendo tocado ao lado de grandes mestres, como o Quinteto Violado, o violinista cubano Omar Puente, o pianista cearense Thiago Almeida e, no Festival Jazz & Blues 2016 em Guaramiranga, também com o violonista cearense Eduardo Holanda e com a flautista espanhola María Toro, em um dos shows mais aplaudidos do festival, com todo o calor da musicalidade flamenca.


Surpresas no repertório em Sobral
Com essa formação, Pablo Fagundes mostrará no show em Sobral uma síntese do trabalho registrado em seu quinto e mais recente disco, "De Braços Abertos", que inclui composições próprias e músicas dos parceiros de grupo Valério Xavier, Felix Junior (violão de sete cordas) e Marcio Marinho (cavaquinho). Além de percorrer alguns clássicos do jazz, como "Spain", de Chick Corea, e de apresentar surpresas, com músicas especialmente escolhidas para o público de Sobral. Uma noite de domingo com muita musicalidade e emoção.

"É uma imensa alegria ter recebido esse convite para me apresentar pela primeira vez em Sobral, e logo no tradicionalíssimo Teatro São João. Ficamos muito honrados com o convite e estamos trabalhando para fazer um grande show, à altura do público", destaca Pablo, que também costuma ministrar oficinas de gaita, em diversos estados brasileiros, e já lançou um DVD didático sobre o instrumento.

"A felicidade é ainda maior por estar na companhia deste grande músico cearense, que é o Cainã Cavalcante, hoje uma referência do violão para todo o Brasil. Convidamos todos a comparecerem e participarem com a gente. Vamos juntos fazer um grande show no Teatro São João, com todas as riquezas e possibilidades da gaita na música brasileira, na música do mundo", conclama Pablo Fagundes.

SERVIÇO:
"Show Pablo Fagundes - De Braços Abertos - Gaita Brasileira". Domingo, 14/2, às 20h, no Theatro São João, em Sobral. Com o gaitista Pablo Fagundes. Convidado especial: Cainã Cavalcante (violão). Com Valério Xavier (percussão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário