O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, visitou no último dia 30 de janeiro a Fundação Edson Queiroz, tendo sido recebido pelo seu presidente, Chanceler Airton Queiroz. Na oportunidade, Ivo Gomes solicitou o apoio da Instituição na difusão da arte e da cultura em Sobral. “Sabemos do enorme apreço que o chanceler tem à cultura e às artes, a ponto de a Universidade de Fortaleza ter se projetado nacionalmente como difusora cultural e artística. Dessa forma, vim pedir para ele incluir Sobral no roteiro das próximas exposições, afinal, Sobral carece muito desse tipo de fomento à cultura”, ressaltou Ivo Gomes. Após encontro com o chanceler, o prefeito visitou a Biblioteca Acervos Especiais e o Espaço Cultural Unifor.
Eleito em outubro passado, Ivo Gomes declarou que está priorizando a cultura em seu governo. Uma prova disso, segundo ele, são o fortalecimento e a expansão dos serviços oferecidos pela Escola de Comunicação e Artes de Sobral (ECOA Sobral). “A nossa ideia é incrementar a escola com a inclusão de uma escola de artes plásticas, já que nós temos a escola de música e agora vamos partir para as escolas de teatro e dança. Estamos tratando a cultura em Sobral com prioridade absoluta, por isso os nossos investimentos no fortalecimento e na ampliação da ECOA e a busca de parceiros do porte da Fundação Edson Queiroz”, complementou.
Idealizada pelo publicitário Augusto Pontes, já falecido, a ECOA é uma instituição de caráter privado, sem fins lucrativos, que mantém parceria com a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, para desenvolvimento de atividades socioeducativas e culturais. Segundo o seu estatuto, a ECOA é uma escola complementar e suplementar para acolher, suscitar e fomentar as vocações, ideias e iniciativas que pressionam por conquistar espaço na comunicação, artes e cultura, ampliando as oportunidades para além do ensino regular, ofertando disciplinas e atividades didáticas para a sociedade sobralense.
A ECOA é um instrumento de difusão da cultura, com intenção e sentido expressivamente de natureza educativa e formadora. Por esse motivo, a ECOA se propõe a alargar o entendimento dos fazeres culturais para um horizonte mais amplo, objetivando um envolvimento mais aprofundado nos sistemas educativo, formador e simbólico da sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário