O governo do Ceará deve sancionar hoje, 17 de janeiro, a lei que institui o sistema de cotas nas três universidades estaduais (UECE, URCA e UVA). De autoria do deputado Zé Ailton Brasil (PP), a lei 244 foi aprovada em 22 de dezembro, e terá vigor pelos próximos dez anos.
Semelhante ao sistema adotados pelas universidades federais, metades das vagas de cada vestibular serão destinadas a estudantes que cursaram integralmente o ensino médio na rede pública, entretanto, não haverá cotas raciais, como acontece nas instituições federais.
Vale destacar que alguns cursos da Universidade Vale do Acaraú, como por exemplo a graduação em Direito tem a grande maioria dos alunos oriundo do ensino privado, a sanção dessa lei irá mudar bastante o perfil dos graduandos da área. Inácio Arruda, secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do estado destaca que a nova lei permitirá o acesso das camadas mais importantes da população à universidade.
“Agora, iremos garantir que no Ceará todos os cursos, e não apenas determinadas áreas tenham 50% dos alunos vindos da escola pública”, garante Inácio, acrescentando que “está é uma conquista da luta dos estudantes, principalmente, e da elevação da consciência de determinados setores da comunidade acadêmica e da esfera governamental”. O próximo vestibular deve acontecer entre março e abril, são esperadas cerca de 900 vagas para mais de 20 cursos.
Fonte: Sobral Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário