Saber lidar com os outros é um dos grandes segredos para ter boas relações e, consequentemente, se dar bem tanto pessoal quanto profissionalmente. Pessoas que dominam a inteligência emocional entendem isso muito bem e compreendem que um diálogo educado é o primeiro passo para isso. Conheça algumas frases que elas nunca dizem em uma conversa e como você pode substituí-las:
Não diga: Você parece cansado
Pode ser que realmente o seu interlocutor esteja cansado e justamente por isso que você deve evitar uma frase como essa. Uma pessoa cansada geralmente não está com o seu melhor e, ao dizer isso, você reforça a imagem que provavelmente ela já está tendo de si mesma: alguém com olheiras, desalinhado, distraído. Pouco educado, não é mesmo?
Você pode dizer: Está tudo bem?
Simples, a frase não insinua que a pessoa está com a aparência ruim, apenas demonstra preocupação porque você notou algo diferente. Isso mostra que você se importa e, se ela realmente não estiver bem e estiver precisando conversar, verá em você alguém amigável para isso.
Não diga Você perdeu peso?/Você emagreceu?
Não precisamos nem dizer, não é mesmo? Falar sobre o peso de alguém – tenha essa pessoa perdido ou ganhado – sem ter muita intimidade para isso soa extremamente rude. Assim como a frase do cansado, tal fala insinua que a pessoa não estava bem fisicamente antes, algo que não é legal de fazer com que o outro pense.
Você pode dizer: Você parece ótimo!
Sem comparações, sem “antes e depois”. Se realmente houver necessidade de comentar a aparência da pessoa, essa frase é um elogio simples e fácil que fará o outro se sentir bem e simpatizar com você.
Não diga: Você quem sabe
Apesar de não ser uma frase agressiva, ela pode dar a entender que você não consegue opinar ou se posicionar quando necessário e, em um ambiente de trabalho, isso pode ser extremamente negativo. Se a sua opinião foi pedida, então, quem pediu o considera importante o bastante para isso. Não o faça se arrepender.
Você pode dizer: Eu não tenho uma opinião exata, mas...
É claro, você não é obrigado a ter uma opinião a respeito de tudo, mas saiba se posicionar. Mostre que você compreendeu o que foi pedido e que, apesar de não se sentir apto a falar, ter sido requisitado é importante e você está aberto a debater ou saber mais.
Não diga: Pelo menos eu nunca...
Além de extremamente agressiva, essa é uma forma de se desviar de um possível erro seu apontando outro que alguém cometeu. Lembre-se que saber assumir seus erros é uma qualidade apreciada nas empresas. Uma postura como a da frase acima pode, além de te colocar como uma pessoa rude, fazer parecer que você é imaturo.
Você pode dizer: Desculpe
Simples, curto e que diz muita coisa. Essa única palavra mostra que você compreende que fez algo errado, está disposto a corrigir e assume sem tentar jogar a culpa em outras pessoas. É uma postura que demonstra calma, racionalidade e também humildade.
Fonte: Universia Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário