sábado, 16 de maio de 2015

SOBRAL - História do bairro Pe. Palhano



Às margens do riacho Mucambinho, solo parte plano e pare acidentado. Final da década 1980 apareceram os primeiros moradores no atual Bairro Padre Palhano. Essas pessoas ocuparam inicialmente o terreno que fica à margem esquerda ao lado da então “Fazenda Arroz” (Fazenda de Gado) de propriedade do Sr. Luiz Frota Carneiro, dona das terras em volta do riacho Mucambinho. Só havia essa fazenda e a casa do Sr. Antonio Osmar dos Santos, conhecido por “Antonio Muriçoca”, que foi fundador do GPM (Guarita da Polícia Militar e o Conselho de Segurança Local. O “Clube do Muriçoca” marcou época na comunidade.

As leis nº 114/89 de 04/12/1989 e 001/90 de 22/01/1990 da Câmara Municipal de Sobral autorizaram o executivo à desapropriar 13,37 hectares da Fazenda Arroz, dividir em 1465 lotes com 5 x 15 metros e doar às famílias sem moradia. Prefeito José Parente Prado, o nome da nova comunidade: “Conjunto Habitacional Prefeito Padre José Palhano de Saboia”. Então os nomes: “localidade Arroz”; “Mucambinho”; “Pantanal do Sumaré” e “Novo Bairro Padre Palhano”.

Como primeiro sinal de organização, os ocupantes da área fundaram a Associação dos Moradores em 28/04/1991 e esta tornou-se instrumento de luta pelos benefícios para a região e o primeiro presidente foi o Sr. Francisco Estevão da Silva, um dos primeiros moradores da comunidade que estava se formando. Houve ameaça de despeja coletivo, visto que o proprietário alegava não ter recebido da prefeitura o valor financeiro da desapropriação. Foi resolvido. As casas construídas durante a ocupação eram simples armações revestidas com plásticos, tecidos e outros de taipa. Na área não tinha nada.

O então deputado estadual Cid Ferreira Gomes assumiu como prefeito de Sobral no período de 1997-2000 e 2001-2004 e em Sobral existia três pantanais: Pantanal do Sinhá Saboia, transferido para Conjunto Santo Antonio; Pantanal do Alto da Brasília para o Conjunto Cesário Barreto Lima e o Pantanal do Sumaré transformado no novo Bairro Padre Palhano. O bairro fica entre o Sumaré, Dom José, Conjunto Padre José Linhares(Sem Terra), frente da Fábrica de Cimento e a BR 222. Muitas ruas com nomes de padres, freiras, catequista, e do ex-dono da Fazenda Arroz, Sr. Luiz Frota Carneiro que é vivo nessa data(30/04/2015) é o “Conde” mora em Fortaleza-CE., é irmão do José Frota Carneiro (Dedeis) Rua do Bairro. Ele é tio paterno do Sr. Cleiton Carneiro (do Clube Coqueiros).

Por Adalberto Mendes de Mesquita
Jornal Correio da Semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário