Os estudantes do Curso de Licenciatura em Artes Visuais (Clav) ocupam o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará localizado na Aldeota, em Fortaleza, desde a tarde desta quarta-feira, 9. O grupo decidiu pela ocupação e paralisação imediata das aulas e atividades do Clav após assembleia estudantil no local.
Seguindo mobilização nacional, o movimento é contra a PEC 55, que está trâmite no Senado e estabelece limite dos gastos públicos pelos próximos 20 anos. Os estudantes também repudiam a reforma do Ensino Médio prevista da Medida Provisória 746, reivindicam mudança do curso para o novo prédio do Ifce localizado na avenida Treze de Maio, no Campus Fortaleza, e pedem melhorias no relacionamento do departamento de Artes com a diretoria e a reitoria.
Para a estudante do curso Beatriz Mattos, 19 anos, a PEC 55 a MP-756 trazem um sentimento de instabilidade para os alunos de Artes Visuais. "Uma medida dessa atrapalha o curso, o instituto, bolsas são cortadas. Extinguindo a obrigatoriedade de artes em escolas públicas, acaba com oportunidade de ingresso de estudantes no Ifce. Nós perdemos vagas de emprego e oportunidades de atuar na comunidade", critica a universitária integrante do Centro Acadêmico do Clav.
Veja abaixo lista completa de pautas do movimento:
1. Contra a PEC 55 (antiga 247);
2. Contra a MP 746;
3. Entrega de salas e ateliês destinados ao curso de Artes Visuais no novo bloco do campus Fortaleza;
4. Negligência da diretoria e da reitoria para com o departamento de Artes do IFCE Fortaleza;
5. Restaurante Estudantil;
6. Deficiência do corpo docente;
7. Assistência estudantil;
8. Incentivo aos projetos de extensão em Artes Visuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário