segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Dica para o Ano Novo: faça só uma promessa e a cumpra


Outro ano que acaba, e com ele chegam as novas promessas para o ano que se aproxima. Se você foi uma das pessoas que conseguiu cumprir os objetivos do ano anterior parabéns, mas se você está na grande maioria que esqueceu da sua lista antes do Carnaval, talvez seja hora de repensar a sua estratégia.

O primeiro grande erro das pessoas é querer fazer tudo, e resolver todos os problemas em um ano, mas não considerar a viabilidade do plano. Ter uma lista muito extensiva é uma forma de garantir que você olhe para ela e fique desnorteado demais para fazer qualquer coisa. Por isso é uma boa ideia dividir a sua lista de promessas como uma lista de tarefas, em vários blocos e passos.

Primeiro escolha um objetivo principal e alguns objetivos menores, que influenciem direta ou indiretamente a sua capacidade de atingir o objetivo maior. Pense nas grandes áreas da sua vida que precisam de melhora, como a sua saúde, carreira, finanças, ou qualquer outra área que deixou a desejar nesse ano que passou. Qual delas é a mais urgente? Que exige mais trabalho? Esse é o seu objetivo principal.

As outras atividades devem ser menores e mais rápidas de resolver. Por exemplo, a sua promessa principal pode ser mudar de profissão, mas ao mesmo tempo você quer ser mais saudável. Então deve trabalhar no objetivo maior (conseguir contatos na nova área, descobrir mais sobre ela, tentar conseguir um estágio), ao mesmo tempo que planeja trabalhar no objetivo menor (beber água suficiente para o seu corpo, dormir oito horas por dia, se exercitar diariamente).

O segredo para manter o seu planejamento funcionando é acabar com promessas vagas, e pensar em como chegar nos seus objetivos. Se você deixar o seu objetivo principal em “mudar de carreira”, provavelmente nada vai acontecer. O primeiro passo para mudar a sua vida é planejar como isso será feito. Faça passos pequenos, mas claros e quantificados, de como atingirá o seu objetivo (e quando).

Para facilitar ainda mais a tarefa você pode dividir as atividades pelo ano. Por exemplo, definir uma área para focar em cada bimestre ou trimestre do ano pode ajudar a fazer as tarefas parecerem menos assustadoras. O importante é que você tenha uma ideia clara do que será feito, e como será feito, e são só uma vontade vaga. Evite termos como “fazer mais de tal coisa”, “falar mais com tal pessoa”, “investir mais em tal coisa” e busque pensar em “fazer exercícios uma hora todos os dias”, “visitar minha família semanalmente” e “fazer aulas de inglês”.

Mantenha os seus objetivos diretos e realistas, e no fim do ano que vem você agradecerá por esse momento.

Fonte: Universia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário