quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Festival Fortaleza instrumental chega à terceira edição



O festival que movimenta a cena da música instrumental de Fortaleza está de volta! O evento que já teve entre suas atrações Toninho Horta, Wagner Tiso e Zé Menezes, entre outros grandes nomes da música instrumental acontece nos dias 25 e 26 de setembro, no SESC Iracema, com vasta programação gratuita que inclui shows, seminários e oficinas.

Em sua terceira edição, o Festival Fortaleza Instrumental, dedica-se aos instrumentistas que desenvolvem trabalhos com instrumentos de sopro (a primeira edição foi dedicada às cordas e a segunda aos tecladistas) e reúne nomes de referência do gênero, proporcionando intercâmbio com instrumentistas de vários estados do país.

Nesta edição o público será presenteado com shows com diversos timbres de instrumentos de sopro, tais como, sax, pífano, trompete, flauta e outros menos comuns, como é o caso Quinteto Brasília (DF), que já possui DVDs e um CD gravados e conta com participações em importantes projetos como o Sonora Brasil, Caixa Cultural, Feira da Música Brasil. Formado pelos músicos José Medeiros (oboé), Sérgio Barrenechea (flauta), Felix Alonso, (clarineta), Gustavo Koberstein (fagote) e Stanislav Schulz (trompa), o grupo apresenta um conjunto ímpar de sonoridades e timbres.

Os outros shows do 3º Festival Fortaleza Instrumental ficam a cargo do carioca Márcio Resende que se apresentará com sua banda; da Orquestra de Sopros de Pindoretama, experiência premiada em vários festivais e com vários prêmios em seu currículo; do professor de Música do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Marcelo Leite, que fará show de flauta transversal acompanhado do grupo Sons Transversal; do instrumentista Hugo D’Leon, trompetista recém chegado dos EUA e quem vem se apresentando em importantes festivais como, Festival Jazz & Blues 2015, e da Banda de Pífaros Sons da Vila, composto por jovens entre 14 e 22 anos, oriundos da zona rural de Aquiraz (CE) participantes do Projeto Inovart e alunos do maestro Marcelo Freitas.

Outra grande característica do festival está em seu caráter de formação com atividades oficinas temáticas específicas de instrumentos de sopro tais como, oficinas de improvisação, de trompete, de pífano e flauta, seminário de educação musical e ainda oficinas de projetos e leis de incentivo.

Toda a programação do 3º Festival Fortaleza Instrumental é gratuita e as inscrições estão abertas. 

Os interessados podem se inscrever por meio do e-mail associacaosolar@gmail.com ou na hora do evento a programação completa do festival se encontra www.facebook.com.

O 3º Festival Fortaleza Instrumental é realizado pela Associação Cultural Solidariedade e Arte (Solar). Apoio: Atlântico Sul e SESC. Agradecimento: Coca-Cola. Projeto realizado com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria da Cultural do Estado do Ceará (Secult).

Serviço
3º Festival Fortaleza Instrumental
Shows, oficinas e seminários
Sesc Senac Iracema
Rua Boris, 90C, Praia de Iracema (ao lado do Dragão do Mar)
Dias 25 e 26 de setembro
Oficinas e seminários: 13h às 17h30
Shows a partir das 19h30
Inscrições e informações: (085) 3226 1189
Associação Cultural Solidariedade e Arte (Solar)
Avenida da Universidade, 2330 - Benfica

Fonte: Jornalista Joanice Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário