segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Anuário Estatístico 2015 da UFC já está disponível


Mais simples, interativo e completo, o Anuário Estatístico da Universidade Federal do Ceará, edição 2015 (ano-base 2014), foi lançado na manhã desta terça-feira (20), trazendo uma radiografia da maior universidade do Ceará. O documento atesta o crescimento da Instituição, registrando um incremento de 47% no número de cursos oferecidos entre 2007 e 2014 e de 24% no número de matriculados, no mesmo período.


Em cerimônia realizada no Auditório Ícaro de Sousa Moreira, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, o Reitor Henry Campos defendeu a necessidade de manutenção e evolução desse instrumento. "O Anuário é importante para fins de prestação de contas para a sociedade, é um demonstrativo de transparência, mas, sobretudo, tem grande valor informativo. A UFC é tão grande que a comunicação é sempre um desafio. Dispor desse recurso, que permite levar a imagem da Universidade, é um grande privilégio", destacou.

Campos salientou ainda que o documento tem relevância para o aspecto financeiro da Universidade, por refletir seu plano de ação. "Além disso, ele permite também a preservação da história da UFC. Uma universidade que não tem história, passado, não tem futuro. O Anuário é um instrumento da evolução de nossa Instituição", completa.

O Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Ernesto Pitombeira, explica que o Anuário informa tudo o que a Universidade realizou no ano anterior, de forma organizada. É possível também comparar os dados com os de outros anos. "É uma fonte inesgotável de dados fidedignos, produzidos por estudantes, técnico-administrativos, e professores. A Pró-Reitoria apenas se apropria dessas informações e as publica", esclarece.

NOVIDADES – O Coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica da Pró-Reitoria de Planejamento, Prof. Augusto Albuquerque, afirma que o Anuário busca acompanhar as evoluções tecnológicas. Iniciado há sete anos, em formato impresso, o documento hoje é digitalizado e disponível em pen-cards e no portal institucional da UFC. Na edição de 2015, ele está ainda mais interativo.

Diante de uma enorme quantidade de dados oferecidos, o Anuário Estatístico da UFC 2015 traz como novidade o chamado Breviário Estatístico, elaborado pelo aluno de Sistemas e Mídias Digitais da UFC e bolsista da Pró-Reitoria de Planejamento João Paulo Barbosa. O Breviário funciona como uma ferramenta de consulta, simplificando a busca por dados. "As pessoas querem portabilidade. Então, neste ano, filtramos as informações e selecionamos dados mais buscados pela comunidade e os disponibilizamos de forma mais objetiva e interativa", explica o estudante. Já a identidade visual do Anuário e dos pen-cards foi elaborada pela aluna do Curso de Design, Anamim Dantas Ribeiro, também bolsista da Pró-Reitoria.

DADOS – De 2007 a 2014, a UFC passou de 70 para 103 cursos de graduação oferecidos, um crescimento de 47,1%, alcançando 25.719 estudantes até o fim do ano passado. O número de cursos a distância aumentou de 6 para 9, no mesmo período; já o dos cursos de pós-graduação cresceu 37%.

No que tange à inovação tecnológica, a quantidade de patentes depositadas elevou-se em 11 vezes entres 2007 e 2014, passando de 3 para 33. Em relação às atividades de extensão, o atendimento da UFC chegou, em 2014, a 2,5 milhões de pessoas beneficiadas pelos diversos projetos, direta ou indiretamente, enquanto em 2007 eram menos de 900 mil. O número de residentes subiu de 250 para 431 no período.

Em 2014, a UFC somava 1.955 docentes ativos, sendo 1.424 doutores. As bibliotecas contabilizavam, até o fim do ano passado, 186.859 títulos, um incremento de 100% no comparativo com 2007. Nesse intervalo, a área construída da Universidade foi ampliada de 235,1 mil metros quadrados para 340,5 mil metros quadrados.

O Anuário traz todo o panorama dos indicadores de desempenho e gestão da Universidade, apresentando dados sobre processos seletivos, programas de assistência estudantil, ensino a distância (UFC Virtual), assuntos internacionais, pós-graduação, produção científica e pesquisa, extensão, programas de bolsas, entre outras informações.


Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC 

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