sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Aplicativos eletrônicos facilitam acesso a serviços públicos no Ceará



Com um simples toque na tela do celular, a população pode resolver algumas demandas cotidianas que antes precisariam de telefonemas ou mesmo atendimentos presenciais para serem resolvidas. No intuito de facilitar e dar agilidade aos atendimentos, órgãos públicos estão acionando cada vez mais a ferramenta, disponível em telefones celulares, e conquistando cada vez mais adeptos pela praticidade.

Usuário ativo dos aplicativos, o militar Carlos Rafael, explica que o mecanismo popularmente conhecido como “APP” reduziu o tempo que ele passava no atendimento por telefone com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará, classificando como “burocrático”. Ele confessa que utiliza o serviço com frequência e que a abertura da ocorrência pelo Cagece Mobile é melhor porque “pode ser acompanhada em tempo real” e ainda ajuda o meio ambiente, evitando o desperdício de água.

Cagece

Pronto para ser utilizado de qualquer lugar com conexão de internet, o aplicativo Cagece Mobile garante atendimento rápido e seguro ao cliente. O suporte viabiliza o envio de fotos, geolocalização e permite que o usuário do serviço acompanhe tudo de forma imediata, da abertura ao fechamento da ocorrência. Além disso, é possível acessar outros canais para contato com a Companhia, como Facebook, Twitter, Youtube e o número 0800 para atendimento via telefone.

O aplicativo serve como forma de acionar e monitorar o trabalho da Cagece. O cliente pode solicitar consertos de vazamento na rede de água, desobstrução de esgoto ou informar a falta d’água no bairro, por exemplo. Feita a abertura do pedido, o cidadão recebe um e-mail com informações sobre prazo do atendimento, que pode ser acompanhado até a finalização do serviço. Tudo on-line.

Foi um amigo da família que indicou o aplicativo Cagece Mobile para Gabriela Santos. A empresária de 24 anos utilizou a extensão de atendimento da Companhia para abrir uma ocorrência de vazamento de água que, segundo ela, foi solucionada com rapidez. “Nunca pensei que minha solicitação pudesse ser vista e, o melhor, atendida com tanta agilidade”.

Em 2015, entre janeiro e setembro, mais de 1.800 solicitações de atendimento por meio do Cagece Mobile foram atendidas. Ao todo, mais de 12 mil downloads do aplicativo foram contabilizados desde o lançamento, em junho de 2013.

Informações Turísticas

Lançado no último dia 13 de outubro, o novo aplicativo turístico do Estado, o "Descubra Ceará", permite ao usuário saber como chegar aos principais pontos turísticos e conhecer as principais atrações e serviços do local escolhido, dinamizando sua experiência com cada cidade visitada.

As buscas são divididas pelas categorias praias, serras, cidades, geoparque, cultura, esportes, compras, eventos e fotos. Dentro de cultura, o usuário pode encontrar informações sobre equipamentos culturais, artesanato e turismo religioso. O aplicativo também permite consultas ao mapa do Ceará.

Para baixar, basta entrar no "App Store" (sistema IOS) ou "Play Store" (sistema Android) e digitar as palavras "Descubra Ceará", "Ceará Turismo" ou apenas "Ceará". Com a ferramenta, além de sugestão de praias, o visitante pode receber dicas de onde praticar esportes e opções de restaurantes e hotéis.

Saúde

O SOS AVC é um aplicativo inédito que permite o pronto reconhecimento de pacientes com Acidente Vascular Cerebral e a comunicação imediata com o SAMU 192. Muitos pacientes e familiares demoram a identificar os sintomas e sinais de um AVC, o que atrasa a chegada à unidade de saúde para o socorro e assistência. O tempo é fundamental, daí a importância do aplicativo SOS AVC no reconhecimento dos sintomas e sinais e no pedido de socorro ao SAMU 192.

Há três meses em funcionamento, o SOS AVC foi lançado pela Secretaria da Saúde do Estado, através do Comitê Estadual de Atenção ao Acidente Vascular Cerebral. Desenvolvido nas versões Android e iOS, o aplicativo com o nome SOS AVC está disponível para download gratuito no Google Play e Apple Store. O aplicativo facilita saber o que fazer diante de um paciente com AVC e ainda, notificar um novo caso de AVC à Secretaria da Saúde do Estado, que desde 2008 desenvolve a política de controle da doença.

Após baixar o aplicativo SOS AVC e clicar no ícone vermelho, o usuário saberá identificar facilmente um caso da doença. Vai responder perguntas rápidas, com um sim ou não, através da escala SAMU, onde o “s” corresponde a sorriso, “a” abraço, “m” mensagem e “u” urgente. Diante de um paciente com AVC é só pedir para a pessoa sorrir. Se o sorriso ficar torto pedir a pessoa para levantar os braços como se fosse abraçar. Se não conseguir ou tiver dificuldade de levantar um dos braços, pedir também para a pessoa repetir uma mensagem, uma frase, e se a pessoa não compreender ou tiver dificuldade de falar a orientação é uma só: a pessoa tem que ser levada com urgência para uma emergência hospitalar. O aplicativo já permite a ligação direta para o SAMU.

Previsão do Tempo

Funceme Tempo - Neste app desenvolvido pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, são disponibilizados dados e imagens fornecidos pelo Radar de Quixeramobim, equipamento instalado pelo Governo do Ceará em novembro de 2011, no topo da Serra de Santa Maria, considerado centro geográfico do estado. As informações podem ser acessadas facilmente por usuários de smartphones iOS e Android que tiverem o aplicativo instalado. Além do Radar, o app também traz para a praticidade da tela do smartphone imagens de satélite, previsão do tempo para o Ceará, dados meteorológicos atualizados em vários municípios do Estado, marés, luas, nascer e pôr do sol.

Portal Hidrológico do Ceará - Quem quiser acompanhar a situação atualizada dos 153 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), pode acessar essas informações facilmente na palma da mão através do celular. Disponível para iOS e Android, o aplicativo Portal Hidrológico do Ceará apresenta interface parecida com o site que reúne os dados dos reservatórios, como nível, volume e capacidade em cada açude das 12 bacias hidrográficas do estado. Lançado em 2012, ele permite ao usuário também resgatar dados de dias, meses e anos anteriores, fazendo comparativos de qualquer açudes monitorados.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário