terça-feira, 20 de setembro de 2016

Associação Peter Pan promove caminhada em prol do diagnóstico precoce

Exibindo Logo App set dourado.jpg

Aumentar a chance de cura é a ideia da Campanha. A caminhada com pacientes, familiares, voluntários e ex-pacientes, acontece quinta-feira (22/09), a partir das 8h, com saída em frente ao Centro Pediátrico do Câncer (CPC), e percorrerá o entorno do hospital com acompanhamento da Banda da Polícia Militar do Ceará.

A campanha Setembro Dourado é promovida pela Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) entidade que congrega 49 instituições espalhadas por todo o País e tem como parceira no Ceará a Associação Peter Pan.

Diagnóstico Precoce
Um dos pilares da APP é o diagnóstico precoce. Para viabilizar esta diretriz a entidade congregou vários parceiros, tais como: Hospital Infantil Albert Sabin; Secretaria Estadual de Saúde; Secretarias Municipais de Saúde; Instituto Ronald McDonald; Instituto do Câncer; Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, dentre outros.

O Setembro Dourado
A Campanha foi criada para chamar a atenção, através de ações preventivas e educativas, para os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e a importância do seu diagnóstico precoce. Estima-se que ocorrerão cerca de 12.600 casos novos de câncer em crianças e adolescentes no país por ano, em 2016 e em 2017.

O câncer infantojuvenil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA, no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (7% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, para todas as regiões.

Para tentar reverter esse prognóstico, as instituições trabalham na divulgação dos principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. Segundo o INCA, em torno de 70% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados, obtendo uma boa qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário