quinta-feira, 29 de setembro de 2016

PAC Cidades Históricas: Praças Senador Figueira e Samuel Ponte são reinauguradas em Sobral


A população sobralense recebeu, nesta quarta-feira (28), as praças Senador Figueira e Samuel Ponte, que foram requalificadas como parte do PAC das Cidades Históricas. A solenidade teve início na Praça Senador Figueira, com o descerramento da placa de inauguração, e a comitiva seguiu a pé para a Praça Samuel Pontes, onde foram realizadas apresentações de grupos de dança e firmado o compromisso verde, na qual uma empresa sobralense será a responsável pela conservação da Praça.

A vice-governadora, Izolda Cela, ressaltou a importância da parceria com o Iphan “para qualificar e valorizar o patrimônio da nossa cidade que é tão bonito e preserva a nossa memória. Esse é um exemplo da boa política, que dá conta dos diversos tipos de necessidades da cidade, como a valorização de espaços de convivência. O Veveu está fechando seu mandato com chave de ouro com esses equipamentos importantes que vem entregando à população. É uma alegria ver esse espaço tão bonito, preservando o nome do seu Samuel e oferecendo para as pessoas outras possibilidades de convivência para as famílias”, disse a vice-governadora emocionada, ao recordar a sua infância na casa onde foi criada, localizada na Praça Samuel Ponte.


“Com essas duas praças nós estamos inaugurando dez praças em Sobral: Praça da Sé, Praça do Bosque, Praça do Amor, Praça do Patrocínio, Praça do Coração de Jesus, Praça da Várzea, Praça do Novo Recanto, Praça Zé Maria Félix, no distrito de Jaibaras, Praça Senador Figueira e Praça Samuel Ponte. Esse nosso esforço se associa a outras ações voltadas para a política de preservação e desenvolvimento do nosso patrimônio, que tem sido muito importante para qualificar nosso sítio histórico tombado, não apenas embelezando, mas oferecendo espaços agradáveis para as famílias e amigos se encontrarem, divertirem e fortalecendo as atividades econômicas”, destacou o prefeito de Sobral, Veveu Arruda.

Foram investidos mais de R$1,5 milhão na requalificação das duas praças, que são as primeiras obras entregues no município dentro do PAC das Cidades Históricas, que visa conservar imóveis tombados, promovendo o patrimônio cultural e o desenvolvimento econômico e social. Ao todo, 14 projetos do Município foram aprovados no PAC Cidades Históricas, somando mais de R$ 17,6 milhões, que serão aplicados no restauro de prédios como o Museu Dom José, Museu MADI, Museu do Eclipse, Igreja e Praça do Menino Deus e Igreja das Dores, entre outros. A sinalização turística na área tombada do município já foi concluída.

Para a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, “nosso principal patrimônio são as pessoas e que bom que as pessoas estão todas reunidas usufruindo dos espaços públicos e que bom que a gente tem um prefeito com sensibilidade para reabilitar esses espaços públicos porque é no espaço público que temos qualidade de vida. As duas praças são belíssimas e que coisa maravilhosa é ter vocês hoje usufruindo dessas praças. O Iphan vai completar este ano 80 anos protegendo o patrimônio cultural da nação e ajudando a formar a identidade cultural do povo brasileiro”.


SOBRAL NOVO CENTRO
As obras também compõem o Projeto Sobral Novo Centro, idealizado pelo prefeito Veveu quando ainda secretário de Cultura do Município, é o maior projeto de requalificação de Centro Histórico em execução no Brasil, abrangendo a área tombada pelo Iphan. Já foi concluída a primeira etapa do projeto com a troca da pavimentação asfáltica por blocos de concreto intertravados, a padronização e retificação das calçadas e a internalização da rede elétrica e lógica. Também já foram concluídas e entregues a requalificação das Praças do Patrocínio, do Bosque, do Amor e da Várzea, além da sinalização turística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário