sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Empreendimento solidário | Prefeitura de Sobral inaugura Café da Gente


Com a participação de cozinheiras de dois distritos do Município, o negócio funcionará de segunda a sexta-feira no Paço Municipal.

Na manhã desta quinta-feira, a Prefeitura de Sobral inaugurou o ‘Café da Gente’, empreendimento social com base nos princípios da economia solidária. A estrutura que funcionará no Paço Municipal conta com a participação de quituteiras e cozinheiras dos distritos de Aracatiaçu e Jaibaras. A iniciativa faz parte do Projeto Gente Solidária, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza (Seds).

Para o vice-prefeito, Carlos Hilton, a abertura do Café da Gente é uma grande conquista. “Estamos aqui hoje para mais uma solenidade que representa nossas conquistas para Sobral. É mais uma conquista desta gestão. Este empreendimento é maravilhoso e temos que dar o devido valor. O Prefeito Veveu Arruda está fazendo a melhor gestão que Sobral já teve”, concluiu.

A titular da Seds, Valdízia Ribeiro, fez questão de ressaltar a importância do Projeto para a atual gestão. “Se tem um projeto que eu posso dizer que é a cara do prefeito Veveu, é o projeto Gente Solidária. Sem o entusiasmo dele nós não teríamos realizado tanto”, destacou. “Esse grupo de mulheres são todas de distritos do Município e há dois anos elas vêm recebendo assessoria técnica e financeira para o crescimento de seu negócio solidário, o que no princípio era somente uma ideia, hoje se torna uma realização”, concluiu.

O espaço irá oferecer, de segunda a sexta-feira, uma grande variedade de cardápio para lanches e almoço. O valor mais caro das refeições não ultrapassará R$ 5. Para colocar em funcionamento, as mulheres dos receberam curso de capacitação em salgados, doces, bolos, entre outros, além de treinamento em economia financeira, tudo com base em economia solidária.

Estiveram presentes as secretárias Luiza Barreto, da Agricultura e Pecuária; Mônica Lima, da Saúde; Eliane Leite, da Cultura e do Turismo; Iracema Sampaio, da Educação, e os secretários Rosaldo Freire, do Esporte; Jorge Trindade, da Conservação e Serviços Públicos, e Erlânio Matoso, da Cidadania e Segurança.

Desenvolvido desde 2013 pela Prefeitura de Sobral, a iniciativa do Projeto Gente Solidária é desenvolvido em parceria com o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), e atua na formação contínua, fomentando o desenvolvimento de empreendimentos solidários diversos segmentos, oferecendo suporte técnico e financeiro aos mesmos, além de facilitar a comercialização das mercadorias produzidas, como forma de garantir a ampliação da renda. O Projeto apoia e presta assessoria técnica para 20 empreendimentos solidários com formação, assessoria técnica, acesso ao crédito e apoio à comercialização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário