sexta-feira, 23 de setembro de 2016

UVA e AMMA firmam convênio de cooperação técnica para pesquisas da fauna e flora da região


A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) firmou convênio de cooperação técnica com a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Sobral (AMMA) para o desenvolvimento de ações conjuntas de levantamento da fauna e da flora e de estudos de caracterização ambiental de ecossistemas, especialmente a Caatinga, no Município de Sobral. O Termo de Convênio foi assinado em 16 de agosto de 2016, pelo Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho, pelo Superintendente da AMMA José Wilson Angelim e pelo Gerente da Refúgio de Vida Silvestre Pedra da Andorinha, Francisco Ávila Mendes. 


Os estudos, realizados em convênio com a AMMA serão desenvolvidos por pesquisadores da UVA e envolverão docentes e discentes, provenientes de vários cursos, principalmente os cursos de Ciências Biológicas e Geografia.

O convênio estabelece a participação de pesquisadores da UVA no suporte ao desenvolvimento de estudos sobre os aspectos físicos e a biodiversidade na Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre Pedra da Andorinha (REVIS), no Distrito de Taperuaba, primeira Unidade de Conservação dessa natureza no Estado do Ceará.

De acordo com o Curador do Herbário da UVA e coordenador do Projeto “Inventário Florístico do Noroeste do Estado do Ceará: diversidade e potencialidades do bioma Caatinga”, Prof. Elnatan Bezerra de Souza, “as ações conjuntas entre as instituições vão também subsidiar a criação de Unidades de Conservação, colaborando com a conservação e preservação de ecossistemas no Município de Sobral, especialmente a Caatinga”. 

“O convênio é importante para a integração e potencializa ações de ambas as instituições no que se refere ao papel que exercem no estudo da biodiversidade e do meio ambiente de Sobral, além de propiciar o intercâmbio entre discentes e docentes da UVA e técnicos da AMMA”, afirma o Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho.

Também estiveram presentes à assinatura do Termo de Convênio, a Vice-Reitora Izabelle Mont’Alverne; a Diretora do Centro de Ciências Agrárias e Biológicas da UVA, Prof.ª Cláudia de Castro Goulart; o Curador do Herbário da UVA, Prof. Elnatan Bezerra de Souza, e a bióloga Vilma Mendes (AMMA). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário